Estudo de viabilidade na arquitetura: por que e como fazer
A construção ou reforma de um empreendimento passa por diversas etapas antes de se tornar realidade. Isso acontece devido a processos delicados que antecedem a execução, os quais exigem um estudo de viabilidade de arquitetura para identificar se a obra é ou não praticável.
Aqui, você vai aprender o que é e como fazer um estudo de viabilidade na arquitetura. Venha saber mais!
- O que é um estudo de viabilidade na arquitetura?
- Quais os benefícios do estudo de viabilidade em um projeto arquitetônico?
- Como fazer um estudo de viabilidade em um projeto de arquitetura?
O que é um estudo de viabilidade na arquitetura?
O estudo de viabilidade na arquitetura é uma avaliação preliminar que determina se os aspectos técnicos, econômicos e legais de um projeto são realmente possíveis de execução. Esse estudo tem ligação direta com o programa de necessidades, o qual identifica informações acerca das expectativas do cliente.
O tipo e a viabilidade do terreno, da região e de elementos legais, dentre outros pormenores, são analisados para garantir o sucesso de uma obra. O estudo também é importante para garantir a sustentabilidade do projeto, o que é um ponto diferencial e vantajoso nas construções atuais.
A norma NBR 16.636-2:2017 prevê o estudo de viabilidade como uma etapa destinada à elaboração de análises para seleção e recomendação de alternativas para a concepção da edificação e de seus elementos, instalações e componentes. Ou seja, esse documento tem papel decisivo na concepção de um projeto arquitetônico, visto que pode prever possíveis problemas e os solucionar antes mesmo da execução da obra.
Quais os benefícios do estudo de viabilidade em um projeto arquitetônico?
O estudo de viabilidade em um projeto arquitetônico oferece vários benefícios importantes, tanto para os arquitetos quanto para os clientes e outros envolvidos no projeto. Aqui estão alguns dos principais benefícios:
- Prevenção de erros na execução do projeto;
- Definição realista do que é, de fato, executável;
- Identificação de oportunidades de melhoria;
- Facilidade e rapidez na conquista de licenças;
- Alinhamento de expectativas entre as possibilidades de construção e as expectativas do cliente;
- Aumento da segurança jurídica e fiscal;
- Aumento da confiança do cliente no projeto;
- Redução de riscos com custos adicionais, entre outros.
Agora que você entende o que é e quais os benefícios do estudo de viabilidade na arquitetura, saiba como prepará-lo.
Como fazer um estudo de viabilidade em um projeto de arquitetura?
Devido à diversidade de profissionais envolvidos em uma obra e de elementos que devem ser analisados antes da etapa prática, um estudo de viabilidade de arquitetura precisa de uma abordagem multidisciplinar para ser eficaz em um projeto.
Sendo assim, um estudo de viabilidade, que é uma das etapas do projeto arquitetônico, é estruturado por análises específicas de cada área relacionada. Conheça alguns exemplos a seguir.
Estudo do local
A escolha do local onde o projeto de arquitetura ganhará vida é de extrema importância, uma vez que determina as condições do solo, identificando a possibilidade de construção e elementos como estabilidade, a orientação do vento e do sol.
No estudo do local também se determina se a área está apta a receber infraestruturas básicas de um empreendimento como saneamento básico e acesso à água encanada.
Estudo de mercado
O estudo de mercado analisa as tendências da região onde a obra será realizada. É importante entender os aspectos regionais para estimar o preço dos materiais, da metragem do local e dos imóveis mais procurados pelo público-alvo.
Estudo de viabilidade técnica
A etapa técnica do estudo de viabilidade de arquitetura faz com que o projeto se adeque às capacidades tecnológicas e aos recursos disponíveis e precisa do olhar de profissionais especializados, visto que a não adequação pode gerar atrasos na obra.
Além disso, essa fase do estudo de viabilidade verifica a disponibilidade de recursos e materiais necessários para a execução do projeto, o que traz mais segurança de que o cronograma da obra não será comprometido.
Estudo de viabilidade legal
O estudo de viabilidade legal foca na conformidade regulatória e fiscalizatória de uma construção, assegurando que tudo esteja juridicamente propício para a execução do projeto.
Para isso, é importante analisar o código de obras municipal, o plano diretor da cidade, lei de zoneamento e restrições impostas pelo poder público. Qualquer irregularidade ou falta de conformidade pode comprometer a aprovação do projeto e, em casos extremos, inviabilizar sua execução.
Estudo de viabilidade econômica
A análise de viabilidade econômica mede se o orçamento disponível comporta a idealização do projeto. Essa etapa exige uma previsão detalhada e assertiva de custos com materiais de construção, mão de obra, licenças, despesas administrativas, entre outras.
Com o estudo de viabilidade econômica em mãos, a realização do projeto ocorre conforme de forma contínua, sendo possível que arquitetos e clientes identifiquem e enfrentem potenciais desafios antes que a construção inicie.
Dessa forma, prazos, orçamentos e expectativas são respeitadas, tendo como resultado um projeto realizado com sucesso.
Agora que você está familiarizado com as etapas e benefícios do estudo de viabilidade em um projeto arquitetônico, está pronto para aplicar esses conhecimentos nos próprios projetos. Acesse nosso artigo Gestão de Projetos de Arquitetura: melhores práticas e como fazer.